Sobrevivência ao Crescimento – As opções das micro e pequena empresas
- Em 29/06/2020
Hoje, é um desafio ser empresário no Brasil, em um ambiente de leis caóticas (são mais de 4,5 milhões de normas em vigor), as quais, além de afetar o sistema jurídico, também, atingem negativamente as atividades produtivas como um todo, prejudicando o funcionamento da justiça e das empresas. As pequenas empresas são as mais vulneráveis diante desse cenário.
A crise causada pelo COVID 19 tornou tal vulnerabilidade ainda mais evidente.
Portanto, existe uma necessidade urgente de resolver esse problema, seja por meio do desenvolvimento de um processo legislativo mais transparente e eficaz, da promoção da educação e do aprimoramento de tecnologia de estatísticas para o desenvolvimento de modelos jurídico-econômicos com foco nos pequenos empreendedores.
O uso de modelos judiciais mais eficazes, seguros e previsíveis visa obter-se atividades comerciais mais poderosas e confiáveis. Vale lembrar que, seja serviço, varejo ou indústria, as atividades de produção do Brasil são compostas principalmente por pequenas empresas, que representam grande parte do PIB. É essencial que essas pequenas empresas acreditem na função e na velocidade do sistema judicial.
No que diz respeito ao empreendedorismo, é necessário dizer que, globalmente, economias desenvolvidas e prósperas, que têm a disseminação, manutenção e preservação de pequenas empresas como características de seus modelos econômicos, como força motriz para o desenvolvimento de negócio. As pequenas empresas são grandes criadoras de emprego.
Nota-se que o crescimento econômico está relacionado ao nível de incentivos fiscais e jurídicos para a empresa, que se reflete no desenvolvimento social do país. No Brasil, há uma necessidade urgente de estimular políticas públicas que realmente incentivem o empreendedorismo, visando ajudar e promover incentivos financeiros eficazes para pequenas empresas mais afetadas pelos problemas econômicos causados pelo Coronavírus.
Algumas questões podem ser consideradas após o fim da pandemia, sendo elas:
– O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico do país;
– Necessidade de medidas para a implementação de práticas uniformes, previsíveis, e com segurança jurídica, para criar um bom ambiente para os negócios e tornar o Brasil mais atraente para investimentos.
Diante de tanta insegurança e incerteza, nosso escritório busca soluções individualizadas para cada cliente, para que ele compreenda seus direitos e as melhores opções para o desenvolvimento de seus negócios.
0 Comentários