Entrevista com um Empreendedor – Parte I
- Em 02/02/2022
Entendendo as ferramentas para se empreender com sucesso
Em muitos de nossos artigos, conversamos sobre a importância da estratégia para se aumentar as chances de sucesso ao se empreender.
Falamos sobre as ferramentas existentes e como elas podem ser utilizadas para minimizar riscos do negócio, bem como tantos outros que existem na conjuntura hostil que vivemos.
Empreender é, inquestionavelmente, um desafio, não importa o tamanho do seu negócio, estamos falando de negócios menores até a maior das empresas, o que difere em cada um deles, são os desafios e riscos existentes.
Importante lembrar que, em algum momento, a empresa que hoje fatura milhões, já foi um empreendimento embrionário e cresceu. Então, será que você não poderia aprender analisando os passos de quem deu certo?
Entender o espírito por trás de cada etapa e adaptá-las à sua realidade?
Hoje, vamos falar sobre empreendedores de sucesso e, principalmente, sobre as ferramentas que eles usaram para trilhar esse caminho!
- Magazine Luiza – Luiza Helena Trajano
- Transformando uma ideia em ouro
- Os benefícios de se preparar a sucessão da gestão
- Preparando a sucessão da gestão
- Quais os passos para a profissionalização da gestão?
Magazine Luiza – Luiza Helena Trajano
Transformando uma ideia em ouro
Aos 72 anos, nascida em Franca/SP, Luiza Helena Trajano é uma mulher que se destaca por sua perspicácia, dedicação e inteligência.
Em 2021, a empresária foi a única brasileira a figurar na lista da revista norte-americana Times, das 100 pessoas mais influentes do mundo e é a 529ª na lista dos maiores bilionários do mundo de 2021, da revista Forbes!
A empresa Magazine Luiza foi fundada em 1957 pelos tios de Luiza Helena Trajano, em Franca/SP. Em 1976 foram abertas as primeiras filiais no interior do Estado de São Paulo, expansão esta que durante 2 décadas se estendeu até o Triângulo Mineiro.
Em 1991, Luiza Helena Trajano assumiu a liderança da Magazine Luiza. Porém, sua trajetória dentro da empresa começou muito antes disso.
Desde os 12 anos, durante as férias escolares, Luiza Helena Trajano já trabalhava na empresa, passando a compor o quadro de funcionários aos 18 anos. Ela passou por todos os departamentos da empresa, até assumir a superintendência em 1991.
No ano 2000, foi lançado o site de comércio eletrônico.
Em 2008, quando a empresa completou 50 anos, de fundação, inaugurou 44 lojas na cidade de São Paulo.
Em 2009, Luiza iniciou o processo de profissionalização da gestão da Magazine Luiza, buscando no mercado profissionais cujo talento e conhecimento pudesse agregar valor ao negócio.
Mais do que buscar talentos no mercado, Luiza Helena Trajano, considerando as aptidões e características dos membros de sua família, estimulou seu filho Frederico Trajano a adquirir o conhecimento e experiência necessários para lhe suceder na gestão da empresa e prepará-lo para exercer o cargo.
Frederico Trajano cresceu trabalhando em diversas áreas da Magazine Helena Luiza, assim como sua mãe, sendo preparado para assumir a sua presidência, a qual assumiu em janeiro de 2016, o que o fez com grande êxito ao transformar o negócio familiar abraçando, desenvolvendo e buscando oportunidades no mercado digital.
Os benefícios de se preparar a sucessão da gestão
O resultado: o impressionante crescimento da Magazine Luiza ao abraçar a inovação tecnológica e as constantes transformações sociais e sua eleição como um dos 25 melhores CEOs do Brasil por três anos consecutivos pela revista Forbes, dentre outros prêmios por ele recebidos.
Hoje, a Magazine Luiza é uma das 10 maiores empresas brasileiras e um exemplo de inovação no mercado.
Deste breve resumo podemos notar fatos que contribuem e são chaves para a preservação da empresa e do patrimônio familiar: a profissionalização da gestão seja por meio da busca de profissionais especializados e experientes no mercado, seja a preparação de herdeiros e sucessores para administrar o negócio familiar.
A Magazine Luiza começou há 65 anos, e é, atualmente, administrado pela 3ª. geração de membros da família Trajano.
Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2018, 90% das empresas brasileiras possuíam perfil familiar, sendo seu faturamento responsável por 65% do PIB e empregando 75% da mão de obra nacional. Porém, menos de 30% das empresas familiares conseguem perpetuar o negócio para a geração seguinte. E apenas 7% delas chegam na 3ª geração 9.
A história de sucesso da Magazine Luiza está dentro do índice de 7%…. Tal êxito não acontece por acaso, decorre de estratégia e planejamento!
Preparando a sucessão da gestão
Se o patrimônio familiar nasce dos sonhos e valores pessoais de seus fundadores, os quais se sacrificam para a construção de um legado a ser deixado para as gerações futuras.
Porém, como saber se seus herdeiros e sucessores estão aptos ao desafio de preservar o que foi construído e expandir o patrimônio!?
Investir na profissionalização da gestão dos negócios, para que não haja briga pelo poder e todos aqueles membros da família envolvidos na gestão do negócio estejam preparados e aptos para tanto é a melhor forma de se preservar o legado.
A profissionalização é o que distingue as empresas familiares que sobreviveram e cresceram em meio às crises, como a Magazine Luiza, daquelas que tiveram de fechar suas portas e encerrar suas atividades.
Seja por meio da contratação de terceiros que detenham o conhecimento técnico e experiência necessária, seja por meio da preparação dos membros da família para que estejam aptos à gestão, a profissionalização é elemento essencial para a preservação do patrimônio.
Quais os passos para a profissionalização da gestão?
Você deve estar se perguntando, “como avaliar o que é melhor para a minha família”?
Primeiramente, profissionais especializados analisarão o perfil de cada personagem envolvido na família, o negócio construído e os riscos a ele inerentes, as características da unidade familiar e o desejo de seu patriarca ou matriarca, para avaliar a melhor opção.
Então, inicia-se um processo que engloba desde a preparação técnica de herdeiros e sucessores, contratação de profissionais que possuam os conhecimentos necessários para a continuidade do negócio familiar até a elaboração de documentos legais.
É necessário avaliar os interesses e aptidões pessoais de cada herdeiro, se estes convergem com as necessidades do negócio familiar.
Para aqueles cujas qualidades possam contribuir ao negócio, deve ser iniciado um processo de preparação, o qual inclui o conhecimento da área de atuação e da empresa, por si só, bem como a participação em cursos específicos, para que estes estejam preparados para comandar a pessoa jurídica.
Também é possível se optar pela contratação de terceiro que possa agregar valor ao negócio, seja por sua experiência, seja por seu conhecimento.
Os herdeiros dos fundadores permanecem como proprietários da empresa, porém só participam da gestão aqueles aptos para tanto, sendo remunerados por sua dedicação.
Os demais herdeiros continuam a deter o direito de receber lucros e dividendos ou, ainda, de serem informados acerca dos negócios sociais sem, contudo, participar diretamente da administração.
As obrigações daqueles que participam da gestão e os direitos daqueles que não o fazem estarão descritos em documentos legais, plenamente eficazes.
Hoje, a sobrevivência de um negócio está diretamente ligada à sua capacidade de adaptação e superação dos desafios, bem como à inovação tecnológica e modernização da marca.
A profissionalização, neste aspecto, é uma poderosa ferramenta para se alcançar esses objetivos, além de ter o potencial de aumentar o patrimônio familiar!
Conhecimento e a assessoria jurídica por profissionais especializados são ferramentas essenciais à construção de seu patrimônio e de sua família!
Os profissionais do Azevedo Neto Advogados estão à disposição de seus clientes e parceiros para maiores esclarecimentos e eventual estruturação estratégica!
0 Comentários