Empreendendo com segurança: Os desafios do empreendedor e como preservar o patrimônio
- Em 10/02/2021
Publicamos em 3.2.2021, a primeira parte de artigo que busca esclarecer ao empreendedor que há formas de se evitar os riscos inerentes ao seu negócio, potencializando suas chances de sucesso e contribuindo para a construção do patrimônio pessoal.
Inicialmente, abordamos os riscos ao patrimônio pessoal e a importância do planejamento tributário e societário
Nesta continuação do artigo, trataremos acerca de:
- A necessidade e as vantagens da profissionalização da gestão de bens e negócios;
- A preservação do patrimônio nos processos de sucessão do patriarca e/ou matriarca.
Profissionalizando a gestão: Muito mais do que aumento de rentabilidade e produtividade dos negócios
Quais as vantagens de se profissionalizar a administração dos negócios? Além da melhora de resultados financeiros ao reduzir custos e aumentar a produtividade, verifica-se que a profissionalização é um passo na preservação de seu negócio a longo prazo, para se construir um legado para as futuras gerações.
Ao se trazer profissionais especializados, criam-se inúmeras oportunidades de expansão de negócios, redução de custos e aumento da produção e, consequentemente, do lucro.
Outro aspecto relevante da profissionalização diz respeito ao planejamento sucessório.
Ao se estruturar a sucessão, como melhor esclarecemos no próximo tópico, a gestão profissional é uma importante medida para se preservar o legado para as gerações futuras, garantindo que aqueles que venham a participar da gestão (membros da família ou não) estejam aptos a administrar com a diligência, conhecimento e experiência necessários para tanto.
A capacitação dos membros da família que participarão da administração e o entendimento por todos que a compõem acerca da administração e diretrizes que a guiam são elementos primordiais quando falamos em sucessão e no legado.
Planejamento Sucessório: Muito além da economia tributária
Hoje, nem 10% das empresas familiares chegam à terceira geração. Então, a possibilidade de se aumentar as chances de continuidade da sociedade é elemento essencial da arquitetura sucessória.
Quando se fala em planejamento sucessório, estamos falando em muito mais do que a redução do valor dos impostos e custos pagos na sucessão. Há a possibilidade de criar dispositivos para perpetuar o patrimônio e manter a harmonia entre herdeiros, sendo uma excelente oportunidade para se profissionalizar a gestão dos negócios.
Ainda, quando falamos em administração patrimonial, muitos patriarcas e matriarcas se preocupam na influência da harmonia dos relacionamentos familiares na administração, como os conflitos podem impactar no desenvolvimento dos negócios? Como evitar que um dos herdeiros se sinta prejudicado pela administração?
O planejamento sucessório possui ferramentas que permitem estabelecer regras claras que devem ser observadas pelos administradores, prevendo instrumentos para a solução de conflitos. Pode-se, desde cedo, determinar diretrizes e parâmetros objetivos para a administração da sociedade pode garantir a continuidade das boas relações familiares e a preservação do patrimônio construído.
A arquitetura sucessória é uma ferramenta cujos benefícios vão muito além da economia tributária, estendem-se à forma de gestão do bem influenciando na harmonia familiar e na preservação dos bens.
A vantagens de se investir na preservação patrimonial
Ao falarmos em preservação do patrimônio pessoal, planejamento tributário e societário, profissionalização da gestão e a arquitetura sucessória, verificamos que há medidas em comum aos quatro, que tem, como resultado economia tributária, redução de riscos ao patrimônio pessoal, o maior potencial de rentabilidade dos negócios e na preservação de seu legado.
Destarte, verifica-se que tais medidas podem ser estruturadas como um processo único que beneficia aos sócios e seus familiares, trazendo oportunidades na expansão de um legado e ferramentas para manutenção da harmonia familiar.
Como processo único é inequivocamente um investimento no futuro!
Profissional especializado poderá diagnosticar as suas necessidades e prioridades, orientando-o acerca das medidas a serem tomadas para investir em na preservação de bens, redução de riscos patrimoniais e planejamento sucessório, tributário e societário.
0 Comentários