Não seja “cancelado”! Os contratos e a política de “cancelamento” nas mídias sociais.
- Em 21/07/2022
No mês de junho deste ano, publicamos em nosso site 2 artigos falando sobre a importância dos contratos.
O primeiro esclarecendo acerca da importância dos contratos ao se constituir uma pessoa jurídica ou parcerias, considerando, principalmente, os desafios e necessidade de ajuste de estratégia ao longo do desenvolvimento do negócio.
O segundo tratando sobre um aspecto mais cotidiano dos contratos e sua importância nos negócios de nosso dia a dia, desde a prestação de serviços ao contrato de locação.
Nossa intenção: que você compreenda como é possível minimizar problemas futuros.
Tais problemas incluem “mal-entendidos” sobre as obrigações de cada parte, sobre o valor a ser pago, prazo para entrega, dentre outros.
Nesse contexto, recebemos alguns questionamentos mais específicos de alguns de nossos clientes, principalmente, considerando a atual importância da rede social, parcerias e influencers, no desenvolvimento de um negócio.
Para esclarecer essas dúvidas, hoje vamos conversar um pouco sobre a importância dos contratos quando falamos em collabs e na parceria com influencers para a divulgação de produtos e serviços nas redes sociais:
- As mídias sociais no desenvolvimento dos negócios;
- Collabs e influencers: a importância do contrato para a preservação de sua marca; e
- Prevenindo problemas em meio à política do cancelamento.
As mídias sociais no desenvolvimento dos negócios
Atualmente, não basta um produto ou serviço único e eficiente, para que seu negócio cresça o marketing é essencial!
Há diversas estratégias a serem adotadas para o crescimento de seu negócio, de acordo com as particularidades de seu produto ou serviço, que devem ser definidas e executadas por profissionais da área de marketing, finanças, contabilidade e direito, simultaneamente!
Se você acompanha os nossos artigos, já sabe que contabilidade, finanças e direitos são áreas complementares que se aliam na estruturação de planejamento societário e sucessório e/ou proteção patrimonial dos bens dos sócios!
E quanto ao direito e ao marketing, como tais áreas se combinam?
Para a execução das estratégias de marketing, a elaboração de instrumentos contratuais que reflitam os direitos e obrigações, desde agências de marketing que prestem serviços estratégicos, autorização de uso de imagem e voz de modelos, atores e/ou “garotos-propaganda”, contratação de espaços para a divulgação de anúncios, em mídia física ou digital, dentre outros.
Com o desenvolvimento da mídia digital, é comum falarmos sobre collabs e influencers, que a cada dia ganham mais importância na divulgação de produtos e serviços.
É de conhecimento geral a importância da mídia digital. Mas será que todos entendem a importância dos contratos, principalmente para preservar a imagem de seu produto, considerando a agilidade do trânsito das informações?
Collabs e influencers: a importância do contrato para a preservação de sua marca
Collabs podem ser definidas como parcerias no desenvolvimento de produtos em conjunto entre duas ou mais partes, como estilistas que conjugam esforços com celebridades no desenvolvimento e lançamento de linhas de roupas e/ou cosméticos exclusivas e de edição limitada.
Há, ainda, os influencers, pessoas conhecidas por ter conquistado um grande número de seguidores nas redes sociais, como instagram, facebook, youtube, twitter e tiktok, e divulgam produtos e serviços, sendo remunerados em dinheiro ou por meio de permuta dos produtos e serviços que divulgam, ou seja, não pagam por estadias nos hotéis e pousadas para publicar um vídeo e fotos, por exemplo.
Muitos influencers são remunerados, por exemplo, de acordo com o resultado das vendas por ele conseguidas ou do aumento das vendas alcançado.
A eficácia de collabs e influencers como estratégias de marketing depende de sua credibilidade, da imagem construída.
Todos sabemos que, com a velocidade da mídia hoje, uma imagem pode ser facilmente destruída ou prejudicada, seja por atos que as pessoas entendam como de alguma forma controversos ou por algo do passado que tenha ressurgido.
Nesses momentos, sua marca, seu produto, deve estar protegido, nesse momento, surge a importância dos contratos!
Os contratos devem prever os direitos e obrigações das partes, exemplificativamente:
- Frequência da divulgação de vídeos e/ou fotos e em quais mídias sociais (e, em caso de vídeos, tempo de exposição da marca);
- Regras quanto a divulgação da marca, ou seja, quanto ao uso de logo;
- Características dos produtos a serem obrigatoriamente divulgados;
- Forma de remuneração, se por permuta, comissionamento por resultado de vendas ou valor fixo;
- Se a pessoa poderá divulgar produtos de concorrentes; e
- Comportamento esperado da parte, bem como a penalidade a ser aplicada na hipótese de conduta inadequada.
Estas são apenas algumas das cláusulas fundamentais a este tipo de contrato para proteger os seus interesses e a marca a qual se dedicou tanto tempo, trabalho e dinheiro!
Prevenindo problemas em meio à política do cancelamento
Quantos influencers, atores, cantores e famosos já não foram “cancelados” pela mídia social, sendo que os motivos por vezes eram fatos não comprovados, declarações fora de contexto ou outros que em outros tempos não justificariam reações assim.
A resposta da mídia e da opinião pública, hoje, é imediata! O que exige que você, como empresário, também tenha uma reação rápida fundamentada contratualmente para proteger sua empresa!
O poder das mídias sociais é inquestionável, bem como a velocidade com a qual essa funciona.
Suas estratégias e suas relações devem refletir essa realidade!
Nesse momento, os contratos podem prevenir danos à sua imagem e prejuízos financeiros, ao prever a possibilidade de suspensão de contrato ou sua rescisão em curto prazo de tempo diante de “cancelamento”!
O investimento em consultoria jurídica para análise e elaboração de contratos, pode evitar esses problemas!
Invista em consultoria jurídica contratual para evitar ações judiciais, consulte os advogados especializados de Azevedo Neto Advogados!
0 Comentários